Novas lições Tesouros Infantis e Pequeno Pesquisador

Conheça as novidades nas lições infantis que vão facilitar grandemente a tarefa de evangelizar os filhos.

 A EMVP está lançando novas lições Tesouros Infantis e Pequeno Pesquisador. Para o quarto trimestre as famílias que fizeram assinatura já receberão as novas lições, que trazem muitas novidades para facilitar o trabalho dos pais em evangelizar seus filhos.

 

Tesouros Infantis (crianças de 4 a 8 anos)

A lição Tesouros Infantis vem com um apoio especial para os pais. As primeiras páginas, além de uma mensagem inspiradora, trazem instruções bem claras de como aproveitar bem os novos recursos disponíveis, especialmente o estudo diário e o Cantinho dos Pais.

O estudo diário permite que tenham material diário para o culto doméstico ou para os momentos antes da criança ir dormir. Em linguagem simples e atraente, as histórias e aplicações vêm na medida certa para proporcionar momentos felizes entre pais e filhos no estudo da Palavra de Deus. Os pais podem ler a história ou conta-la, mudando a redação, se necessário e utilizando os recursos visuais que desejarem. Podem também, dependendo do contexto, fazer uma pequena dramatização. Geralmente as crianças amam participar desse tipo de atividade, principalmente as menores. Estas podem ver a história mais de uma vez ao dia, para fixar bem o ensino. Pela manhã, pode ser contada e à noite, dramatizada. O importante é que todos os dias, pais e filhos estudem e aprendam as Escrituras juntos.

O ensino da Palavra de Deus é um momento importante na comunhão entre pais e filhos. O Cantinho dos pais é o espaço que oferece apoio para que essa comunhão aconteça da melhor forma possível. Nele há a referência bíblica e do Espírito de Profecia para a lição do dia. Dessa forma os pais podem conhecer melhor a história antes de contá-la. Isso dará mais segurança para responder às muitas perguntas que as crianças costumam fazer. Aliás, também temos perguntas para elas. Para fixar o ensino e/ou provocar a reflexão, o cantinho dos pais traz perguntas e atividades  de recapitulação da história. É a oportunidade de verificar o que aprenderam e de tirar as dúvidas também. Essas questões podem ser respondidas oralmente, na maioria das vezes. E, para fortalecer a comunhão, algumas lições trarão dicas e conselhos para ligar o coração dos pais aos filhos durante, não só durante o estudo da lição, mas também pelo restante do dia. Por fim, temos ainda um importante texto inspirado. Refletindo nele, os pais poderão refletir em sua vida cristão e na sua atuação na educação dos filhos. São textos preciosíssimos, selecionados a dedo para seu crescimento espiritual.

A lição também conta com atividades para as crianças cumprirem na própria lição. Havendo tempo, elas podem pintar os desenhos ou responder às questões imediatamente após o estudo diário. No entanto, caso isso não seja possível, elas podem completar essas atividades na sexta-feira à noite, no sábado à tarde, ou durante os cultos na igreja. No último caso, elas devem ser instruídas a manterem-se em reverência e os pais devem tomar o cuidado de não sentar seus filhos perto de outras crianças, para evitar que se inquietem. Para as crianças alfabetizadas, temos atividades adicionais no final da lição. Os pais devem acompanhar  carinhosamente o trabalho das crianças na lição, oferecendo ajuda e incentivo sempre que necessário.

 

 

Pequeno Pesquisador (de 09 a 12 anos)

Em geral, as crianças e pré-adolescentes da classe Pequeno Pesquisador já têm boa leitura. Elas também gostam de desafios e descobertas. Por isso, as atividades e textos para essa faixa etária foram elaborados para despertar a curiosidade e desenvolver a habilidade de pesquisa e raciocínio e, ao mesmo tempo, promover o crescimento e amadurecimento espirituais tão necessários para essa fase.

Como na lição dos menores, a lição oferece oportunidade para o estudo diário, que pode ser feito durante o culto ou em outro horário conveniente, e que consiste em um texto pequeno e interessante, no qual sempre há uma aplicação prática, um chamado à reflexão.  Nas barras laterais o espaço é reservado para esclarecer o sentido das palavras mais difíceis. Ele também serve para anotações do aluno como, por exemplo, escrever o significado de outras palavras desconhecidas que ele tenha pesquisado no dicionário. Algumas questões vão exigir que o aluno responda por escrito. Outras ele terá que sublinhar no texto. Em grande parte delas será necessário pesquisar o texto bíblico. Com isso estarão desenvolvendo a habilidade de pesquisa na Bíblia já que aos poucos vão memorizar os livros da Bíblia, sua posição, como localizar os versículos, etc. A ajuda dos pais é muito importante para isso. Com paciência e bondade, poderão ajudar os filhos a conhecerem melhor o Livro Sagrado. Se não houver tempo para completar as atividades durante o culto, estas poderão ser completadas na sexta-feira, à noite, ou em outra ocasião. Mas é importante que o aluno leve a lição respondida para sua classe da ESIR.

Alguns assuntos estudados durante o trimestre exigirão a ajuda dos pais para que sejam compreendidos e interpretados adequadamente. Por isso, ao final da revista, os pais encontrarão informações e dicas muito importantes para auxiliá-los nessa tarefa. Não deixem de lê-las.

Ao final de cada semana, a lição desafia o aluno a fazer um compromisso com Deus, colocando em prática o que aprendeu. Esse é um momento muito importante, que precisa ser levado muito a sério pelos pais. Com paciência e bondade, os pais podem encorajar os filhos a tomarem essas decisões tão importantes para o desenvolvimento do caráter e a salvação de seus filhos. Possivelmente a lição trará propostas em que os pais também se sentirão desafiados a mudar e se isso acontecer o poder do exemplo será extremamente mais poderoso que a própria lição. Por vezes, pais e filhos terão que orar fervorosamente, solicitando a ajuda do Céu para que consigam fazer a vontade de Deus. Imaginem os resultados na família e na igreja, quando os resultados de tais orações forem alcançados!

Que a graça de Deus acompanhe cada pai nessa nova experiência.

 Para visualizar as novidades, clique  em  www.facebook.com/Unisulkids-518031918249110/