FAMÍLIA

 

O ser humano é constituído de aproximadamente 100 trilhões de células, organizadas em tecidos e órgãos, de formas e tamanhos variados. As células se reproduzem, se renovam e desempenham funções fundamentais no organismo humano. A degeneração de algumas células pode desencadear graves enfermidades, podendo causar a morte do paciente. O que seria do corpo se não houvesse reprodução e renovação das células? (mitose e meiose) 

Chamada de célula máter da sociedade, a família exerce importante papel na formação moral e espiritual dos seres humanos, podendo influenciar para o bem ou para o mal.

“A sociedade compõe-se de famílias, e é o que a façam os chefes de família. Do coração "procedem as saídas da vida" (Prov. 4:23), e o coração da sociedade, da igreja e da nação, é o lar. A felicidade da sociedade, o êxito da igreja, a prosperidade da nação, dependem das influências domésticas.” A ciência do bom viver, p. 349.

Assim como o corpo precisa de células em funcionamento normal, a sociedade depende de famílias estruturadas e equilibradas para desenvolver-se inteiramente. 

É preocupante a situação da nossa sociedade. Os meios de comunicação sociais têm divulgado notícias estarrecedoras de fatos ocorridos em todas as classes sociais.

Roubos, assaltos, prostituição, homicídios, crimes bárbaros de filhos contra seus pais, meninos e meninas de rua ameaçando a sociedade.

Qual é causa principal dessa situação? O que esse quadro revela?

O motivo basilar é a família. Se a sociedade não está bem, denota que as pequenas células, as famílias, estão em decadência, passando rapidamente por um processo de transformação.

O conceito de família está diferente do que a bíblia ensina. Os principais valores morais foram invertidos. O professor não pode ensinar às crianças que uma família é composta de esposo, esposa, legalmente casados e filhos.

Aumentou em mais 30% o número de casais divorciados. Nos últimos dez anos houve 50% a menos de casamentos civis e sociólogos já afirmam que esta instituição, presente que Deus legou aos homens, está com os seus dias contados.

Agora, enquanto os divinos conceitos de família estão se corrompendo, como um povo, devemos confirmar as nossas convicções bíblicas sobre este magno tema.

 Por: Aroldo Gessner